Ontem não foi um dia fácil para nós.
Quem conhece a história da Dojo sabe que, em 25 anos, a gente já enfrentou de tudo: falta de recurso, portas fechadas, reuniões desmarcadas, ausência de apoio e incentivo.
Ainda assim, foi na base da união, da parceria, da coragem e da perseverança que seguimos em frente, ensinando respeito, disciplina e valores para uma geração inteira de crianças e adolescentes.
O assalto que aconteceu ontem (terça, dia 9 de dezembro de 2025) na casa do nosso fundador e idealizador, Sebastião Galdino (o Tião do Karatê) – onde também funciona nosso escritório administrativo -, não foi “só” um crime cruel e brutal.
Foi uma agressão a tudo o que a Dojo construiu em mais de duas décadas de trabalho social em Campo Mourão.
Tião teve seu lar invadido, foi rendido, amarrado no centro de sua sala, teve uma arma apontada para a sua cabeça, foi obrigado a ficar quieto enquanto via os criminosos agirem. Os elementos levaram diversas caixas de mercadorias que seriam usadas para o nosso bazar beneficente.
Produtos que não eram apenas “coisas”, eram meios: para pagar professores, comprar kimonos, realizar sonhos e manter vivo um projeto que transforma vidas por meio do esporte.
Esses produtos foram conquistados depois de mais de um ano de solicitação, envio de projeto e de documentos junto à Receita Federal, justamente para arrecadarmos recursos e seguirmos firmes com as nossas ações.
Ver tudo isso sendo levado dói. Mas, ao mesmo tempo, o que aconteceu ontem mostrou outra parte muito forte da nossa história: que a gente não está sozinho.
Graças à ação rápida e corajosa do Sargento César Scheffer, que seguiu os meliantes e foi obrigado a realizar troca de tiros, da ação conjunta da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Científica e das equipes que se mobilizaram, parte importante das mercadorias foi recuperada.
Teve acompanhamento tático, teve uso de drones térmicos, teve muita gente trabalhando sério para tentar reverter um prejuízo que poderia ser ainda maior.
Nosso agradecimento é profundo e sincero a cada policial, investigador e servidor envolvido. Vocês fizeram e fazem a diferença. Muito Obrigado!
E é por tudo isso que queremos deixar uma mensagem muito clara: essa ação não vai nos parar, não vão nos intimidar e não será apagado da nossa história. Pelo contrário: só nos dá mais certeza de que o caminho que escolhemos, o da educação pelo esporte, da disciplina, do respeito e da inclusão é o certo.
Por isso, reforçamos: O Bazar Beneficente da Dojo está mantido. Será nesta sexta-feira, a partir das 18h no Sindicato da Saúde (Av. Irmãos Pereira, 350). Vamos realizar o bazar com os produtos disponíveis e recuperados, como sempre foi o combinado, que 100% do valor arrecadado será destinado aos projetos sociais da Associação Dojo.
Se ontem foi um dia difícil, amanhã será dia de recomeço, com a certeza ainda maior de que vamos seguir em frente de cabeça erguida.
Aos amigos, parceiros, ex-alunos, pais e a toda comunidade que está nos mandando mensagens, orações e apoio: o nosso muito obrigado.
Sigamos juntos. A nossa luta sempre foi dentro do tatame, mas a nossa missão de vida vai muito além dele.
ASSOCIAÇÃO DOJO
25 anos lutando para transformar vidas. 🥋